Criada em 2005 na China, fabricante de módulos fotovoltaicos atua no mercado brasileiro desde 2015
Com foco em priorizar qualidade, eficiência e lançamentos de novas tecnologias, a JA Solar consolidou ainda mais sua presença no mercado brasileiro com o lançamento de uma campanha de comunicação e marketing.
Com o tema central “Quais são suas maiores lembranças?”, a empresa contempla o legado de uma das maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo integrando todo ciclo da cadeia, desde a fabricação, distribuição, integração/instalação até o cliente final.
Além das peças publicitárias disponíveis em todas as redes sociais, faz parte o vídeo “O legado JA Solar, 18 anos explorando limites”, que pode ser acessado no canal do YouTube.
De acordo com a companhia, um dos principais objetivos é o reconhecimento da marca e a história que faz da JA Solar presente em um a cada seis painéis solares vendidos no mundo.
A campanha ainda destaca a performance dos produtos com nove certificações internacionais, a presença em mais de 135 países, o registro de patentes – que ultrapassam 1.200 – e as dicas de instalação que trouxeram para o mercado fotovoltaico – por meio de capacitação via treinamentos e vídeos educativos.
“É nosso compromisso apoiar clientes, suportando com conteúdo técnico e capacitação para demonstrar diferenciais e o excelente desempenho na geração de energia dos módulos JA Solar”, disse Fernando Castro, Country Manager da empresa no Brasil.
Mais números
Em 2023, a marca global também divulgou uma série de vídeos curtos no YouTube. Entre eles, um mostrando os cuidados que devem ser tomados para evitar os chamados “fake power” ou “painel fake” e outro com dicas sobre como proteger o investimento em sistemas fotovoltaicos.
“Participamos de vários webinários técnicos com o lançamento dos módulos N-Type, criamos várias ações e também vídeos curtos de treinamento, disponíveis em nosso website e YouTube, visando passar informações relevantes de modo simples aos nossos clientes, integradores e até usuários finais, que foram um sucesso com mais de 130 mil visualizações até o momento”, enfatizou Castro.
Outro ponto de destaque da campanha é sobre as certificações que a JA Solar recebeu durante toda a sua trajetória no segmento. A empresa, que foi fundada em 2005, possui nove certificações. Entre elas estão as classificações recebidas pela PV Tech, RETC, PVEL, EUPD Research, TUV SÜD, UL Solutions, BNEF, ETL da Intertek e o selo do Inmetro.
Dos mais de 150 fabricantes de painéis existentes, 45 são listados no ranking financeiro da Bloomberg T1, 35 foram certificados pelo laboratório PVEL, oito possuem certificação de qualidade pela RETC e apenas três possuem certificação AAA pela PVTech.
O Triple A, como é conhecido, é baseado em uma análise abrangente do desempenho de uma empresa em métricas que incluem remessas, capacidade de produção, tecnologia e posição financeira, com a companhia obtendo pontuação alta em cada uma dessas áreas.
Entre as fabricantes que possuem a classificação AAA, a máxima do ranking, está a JA Solar. Conforme relatório anual de 2022, a receita total da mesma foi de CNY 72,989 bilhões, aumento de 76,72% em relação ao ano anterior, com um lucro líquido atribuível à empresa matriz de CNY 5,533 bilhões, alta de 171,4% em relação a 2021.
Parcerias firmadas
Segundo o executivo, em 2023, apesar das dificuldades sofridas pelo mercado, a JA Solar se destacou com o crescimento de diversas parcerias existentes, como por exemplo com a (re)energisa, Faro Energy, Aldo, Fortlev, Ecori, Win, PHB, Amara, Ribeiro, entre outros, além de novos parceiros como Bold, WEG, RZK e outros.
“Mantivemos ainda nosso Entreposto Alfandegado e conseguimos manter e contratar novos profissionais super qualificados, que eu chamo de um verdadeiro ‘Dream Team’, com focos nas áreas comerciais, de distribuição, GD e utilities, com forte área técnica, de operações e de marketing e foco constante no crescimento sustentável”, acrescentou o Country Manager.
Eventos e próximos lançamentos
Além da Intersolar, a companhia esteve presente em outros eventos do setor, como Solar 360 e o Canal Conecta, congresso realizado pelo Canal Solar em São Paulo (SP).
“Também conseguimos iniciar suporte local ao Hospital GRAAC, e constantemente colaborando para o sustento das operações do hospital”, relatou Fernando Castro.
Com relação aos lançamentos, a JA irá disponibilizar para os próximos meses o modelo P-Type JAM72D30/LB, da série Deep Blue 3.0, que possui eficiência de até 21,9% e potência de 580 W.
Além desse, lançará o modelo N-Type JAM66D45/LB, da série Deep Blue 4.0, com eficiência de até 22,8% e potência de 615 W, e o painel N-Type JAM72D42/LB, também da série Deep Blue 4.0, com eficiência de até 22,5% e potência de 630 W.
“Para 2024, nossos objetivos continuam os mesmos desde meu primeiro dia de operação na JA Brasil: sermos um dos líderes do segmento fornecendo módulos de alta qualidade com preços competitivos, canais de vendas fortalecidos e o melhor serviço do mercado”, concluiu.
Fundação da JA Solar
Com sede na capital Pequim, a JA Solar opera fábricas em toda a China, bem como na Malásia e no Vietnã, voltadas ao mercado americano. A história da marca começou em 2005 pelos esforços de Jin Baofang.
O nome JA decorre da inicial do Grupo Jinglong, do qual Baofang é o principal acionista. A letra A vem da Austrália, uma vez que a marca foi criada por meio de duas empresas australianas.
Mateus Badra – Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.