No total, empresa instalou cerca de 20 usinas fotovoltaicas com a tecnologia da fabricante
A Faro Energy anunciou, recentemente, que instalou mais de 70 MWp em projetos de energia solar com painéis da chinesa JA Solar. No total, foram em torno de 20 usinas construídas com a tecnologia de uma das maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo.
Entre os empreendimentos de destaque, estão os projetos Ilha das Palmas X, XI, XII e XIII, localizados no interior de São Paulo. Juntos, somam quase 5 MWp de capacidade instalada, contando com 10.976 painéis de 455 Wp da JA.
Além deste, está o complexo Bom Abrigo II, localizado em Minas Gerais, com 6.972 módulos de 455 W, também da fabricante JA, totalizando uma capacidade instalada de aproximadamente 3 MWp.
A relação entre as empresas existe desde 2017, quando a Faro construiu a sua primeira usina fotovoltaica, que ocupa 5.000 m² na cobertura do AquaRio, aquário marinho localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Segundo Felipe Ábalos, diretor de operações da Faro Energy, a companhia estabeleceu ao longo dos últimos anos grandes acordos com a JA. “Acreditamos na empresa por sua solidez e porque possuem P&D (pesquisa e desenvolvimento) avançados”.
“Foi um dos primeiros fabricantes a migrar para a tecnologia mono PERC por volta de 2016, e seguem na liderança de inovação de seus produtos. Além disso, possuem uma equipe robusta no Brasil e estão entre os maiores fornecedores do mundo de módulos”, enfatiza.
Basicamente, a tecnologia PERC consiste em células fotovoltaicas mais finas e fabricadas com uma camada adicional de passivação. Como vantagens, permite obter células com menor uso de matéria prima (mais baratas) e de alta eficiência.
“A Faro Energy é nossa cliente aqui no Brasil desde 2021, sendo um cliente de perfil bem exigente nos quesitos de qualidade, parte técnica e serviços. Estamos muito felizes com a parceria com a a Faro, e vislumbramos um futuro de bastante crescimento mútuo”, ressalta Fernando Castro, country manager da JA Solar no Brasil.
Mateus Badra – Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.