Fabricante é classificada como Tier 1, AAA, Top Perfomer e Top Brand PV, por exemplo

Estande da JA Solar na Intersolar Europe. Foto: Reprodução

A JA Solar anunciou que os seus módulos possuem nove certificações no mercado fotovoltaico. Entre elas estão as classificações recebidas pela PV Tech, RETC, PVEL, EUPD Research, TUV SÜD, UL Solutions, BNEF, ETL da Intertek e o selo do Inmetro. 

Dos mais de 150 fabricantes de painéis existentes, por exemplo, 39 são listados no ranking financeiro da Bloomberg T1, 35 foram certificados pelo laboratório PVEL, seis possuem certificação de qualidade pela RETC e apenas quatro possuem certificação AAA pela PVTech.

https://canalsolar.com.br/agricultores-investem-em-paineis-bifaciais-ja-solar-e-obtem-ganho-na-geracao/

AAA

O Ranking Bankability é um estudo desenvolvido pela PV Tech. De acordo com a companhia, é uma conhecida classificação e avaliação de escala de risco em aporte financeiro nas empresas.

Tal relatório traz dados financeiros e capacidade de produção, indicando as escalas C – alto risco e AAA – alta lucratividade, o conhecido triple A. “A classificação é muito importante no segmento solar e a JA faz parte do triple A com apenas mais três fabricantes”, destaca Fernando Castro, Country Manager Brasil da JA Solar.

RETC

O RETC (Renewable Energy Test Center) é um laboratório americano independente de testes para o segmento solar. Recomendado pela BNEF (BloombergNEF), testa módulos pelo período de 12 meses, apontando indicadores de confiabilidade, desempenho e qualidade.

“A JA Solar é uma de apenas seis fabricantes que possuem certificação RETC. Os módulos JA Solar foram reconhecidos como High Achiever, ou seja, excelente performance, qualidade, confiabilidade e desempenho”, acrescenta o executivo.

Entre os testes feitos no RETC estão:

  • Indicadores de Confiabilidade;
  • Damp Heat Test – Calor Úmido;
  • Dynamic Mechanical Load Sequence – Sequência de Carga Mecânica Dinâmica;
  • Thermal Cycle Teste – Ciclo Térmico;
  • PID Resistence – Degradação.

Indicadores de Desempenho:

  • Module Efficiency – Eficiência;
  • PTC – to – STC Ratio – Coeficiente de Temperatura;
  • Pan File Characterization – Informações Pan File;
  • LID Resistence – Degradação Induzida;
  • LeTID Resistance – Degradação induzida por luz

Indicadores de Qualidade:

  • Thresher Tests – Debulhadora;
  • Hail Durability Teste (HDT) – Durabilidade.

PVEL

Segundo a companhia, o PVEL é o principal laboratório independente da indústria solar. Aponta indicadores de confiabilidade de módulos fotovoltaicos disponíveis no mercado, em testes feitos pelo período de 18 meses. Das mais de 800 marcas vendidas no Brasil, apenas 35 têm as certificações de qualidade PVEL.

A JA Solar foi classificada como Top Performer pela oitava vez neste ano pela PV Module Reliability Scorecard. Com base no “Photovoltaic Module Qualification Program (PQP)”, a PVEL realizou seis testes rigorosos e de confiabilidade, acima do padrão de certificação IEC.

Entre eles estão ciclagem térmica (TC600 ), calor úmido (DH2000), sequência de teste de estresse mecânico (MSS), degradação induzida por luz (LID) + degradação induzida por luz e temperatura elevada (LeTID) e desempenho de PAN, a fim de avaliar de forma abrangente a confiabilidade e o desempenho da geração de energia dos módulos fotovoltaicos.

“Fomos mais uma vez premiados com o fornecedor de módulos ‘Top Performer’, o que demonstra ainda mais as vantagens técnicas e de qualidade dos produtos e confirma o excelente desempenho confiável de longo prazo e desempenho de geração de energia dos módulos”, enfatiza o porta-voz da JA Solar no Brasil.

EUPD Research

Com mais de 20 anos de experiência, o órgão de certificação compila informações de desempenho de marcas de produtos fotovoltaicos e de armazenamento. 

A JA Solar, por muitos anos, foi reconhecida como “Top Brand PV” pela EUPD Research em várias regiões e países, como Europa, América Latina, Oriente Médio, Sudeste Asiático e África.

TUV  SÜD

Instituição autorizada e especialista em serviços de testagem, certificação, auditoria e aconselhamento para diferentes indústrias. A TUV SÜD é uma das nove certificações que a JA Solar conquistou desde o início de sua história, em 2005.

A mesma avalia o desempenho de painéis mediante normas de segurança da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), identificando a confiabilidade de longo prazo dos produtos.

UL Solutions

A UL Solutions desenvolve testes, verificações, certificações, serviços de treinamento e consultoria. Tem em sua diretriz ajudar empresas quanto à segurança, qualidade, cuidados e necessidades ambientais de seu produto, cumprindo requisitos regulatórios. A JA Solar conta com a Certificação UL e Declaração Ambiental de Produto (EPD).

Tier 1

Criado pela BNEF, certifica fabricantes de módulos fotovoltaicos a partir de três critérios:

  • Fabricação total de módulos;
  • Ter fornecido painéis para seis ou mais projetos acima de 1,5 MW, que tenham sido financiados nos últimos dois anos por bancos que não sejam de desenvolvimento;
  • Não ter solicitado falência ou não estar em insolvência (inadimplente).

ETL da Intertek

Nos laboratórios de iluminação de Thomas Edison, surgiu a marca ETL Intertek, considerada uma das maiores empresas de testes, inspeção e certificação do mundo.

A JA Solar é certificada pela ETL Intertek que testa produtos de maneira independente e garante que ele atenda ao padrão publicado.

Inmetro

O selo do Inmetro é presente em praticamente todos os produtos do dia a dia. O mesmo também foi estabelecido para módulos fotovoltaicos, e a JA o possui.  O principal objetivo é assegurar a existência da marca no Brasil, legalmente, em caso de alguma necessidade. “Por exemplo, quando apresenta algum defeito”, concluiu a companhia.

Mateus Badra – Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.